quinta-feira, 13 de abril de 2017


                                             CHACRAS



          Chacra significa roda de luz. Os chacras principais são 7 e estão localizados da base da coluna até o topo da cabeça. Cada um tem uma cor que o define e, segundo a Traição Hindu, seguem as cores do arco-iris. São responsáveis pelo fluxo energético no corpo humano. Sua função principal é absorver a energia que vem do Sol, metabolizá-lo, alimentar a aura e o ser humano energeticamente e espiritualmente e emitir energia ao exterior.

            7º chacra - Coronário ( cor violeta e dourada ). Situado no topo da cabeça, é o chacra da conexão com o Universo, da nossa identificação com o Criador, com o plano espiritual e cósmico. É o chacra da espiritualidade.                Sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.    
        Em desequilíbrio pode gerar falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

                 6º chacra - Frontal ( cor azul índigo ). Também é conhecido como chacra do Terceiro Olho. Está ligado à nossa intuição. Nossa visão interior. Está localizado no meio da testa, logo acima do nível dos olhos.
                 Quando equilibrado nos permite notar e acreditar nas nossas intuições. Está relacionado com as artes, a imaginação e a criatividade.
               Desequilibrado pode levar ao vício das drogas, álcool e comportamento de fanatismo. Gera uma fragilidade mental ou emocional, resultando em estabilidade na vida e falta de opiniões definitivas, falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, excesso ou falta de sono. Pode gerar acúmulo de pensamentos.

                5º chacra - Laríngeo ( cor azul claro ). Ligado à tireoide. É o chacra da comunicação.
                  Distúrbios gera medo da desaprovação e do fracasso na vida social, resultando em agressividade em relação aos outros.
            Equilibrado - traz verdade e clareza ao ouvir e falar, com uma comunicação construtiva, visando o entendimento e o crescimento. Está ligado com uma consciência espiritual  mais elevada. Influência na nossa capacidade de comunicação.

              4º chacra - Cardíaco  ( cor verde e rosa ). É o chacra responsável pela energização do sistema cárdio-respiratório. É o chacra do coração. É o elo de ligação entre os três chacras inferiores e os três superiores. Simboliza o centro das emoções.
             Gera confiança; trabalha as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.
        Desequilíbrio - gera repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

              3º chacra - Plexo Solar (cor amarelo ). É um chacra poderoso, é o chacra da auto-expressão. Está relacionado com nosso ego e a nossa personalidade. Ele representa nossa relação com a vontade e o poder. Regulariza a nossa vontade de saber, aprender e comunicar. Mostra nossos humores humores e controle.
           Em desequilíbrio gera sentimentos de inferioridade, posse, ambição desmedida, inveja, fúria, ansiedade, dificuldade, ódio, apatia e insatisfação.
                  Equilibrado gera auto - confiança.


             2º chacra - Umbilical ( cor laranja ) . Localizado na região do umbigo, está ligado ao pâncreas. Está relacionado com nossa capacidade de amar a vida, amor ao sexo oposto. É o chacra da reprodução.
               Desequilibrado é responsável pelo medo de aproximação física, ou a mente ser muito centrada na razão, que não permite os prazeres da vida. Pode gerar dificuldades sexuais, sentimento de impotência, confusão, ciúmes, inveja, desejo e vontade de viver.

             1º chacra - Básico ( cor vermelho ). Está localizado na base da coluna vertebral. Representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. É o chacra associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com o dinheiro, à nossa independência em relação as outras pessoas. Regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nossos ideais.
                 Em desequilíbrio pode gerar atitudes mais violentas, ganância, fúria, tensão, o "viver para ter ".

               Existem várias práticas para fazer a limpeza e harmonizar a energia dos chacras, por exemplo: minutos de silêncio em meio a natureza, meditação, relaxamento, Yoga, Reiki, orações, passes energéticos, inspirar e expirar lentamente, etc...

                  Devemos conhecer bem os nossos chacras. Assim é possível se equilibrar no corpo físico, espiritual, emocional e mental e encontrar a harmonia que reside dentro de nós.

                 

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário