quinta-feira, 27 de outubro de 2016


O que é Oração ????

          Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual.Está ligada nos rituais de grande parte das religiões. Significa súplica fervorosa. É pedir a Deus intensamente alguma coisa com muito desejo. É uma importante ferramenta da prática espiritual.
          Oração inclui o respeito , o amor , a súplica e a fé.
          Prece é uma invocação e por meio dela colocamos o pensamento em contato com o ente a quem nos dirigimos.
          " Por isso vos digo : todas as coisas que vos pedirdes orando, credes de haver de ter , e que assim vos sucederá. " ( Marcos 11:24)

          Alguns conceito de André Luiz a esse respeito em suas obras, psicografadas por Chico Xavier:

          - Missionário de Luz : - " A prece não é movimento mecânico de lábios , nem disco de fácil repetição. É vibração , energia , poder. Toda criatura que cultiva a oração , com o devido equilíbrio de sentimento , transforma - se gradativamente , em foco radiante de energias da Divindade. "

          - Evolução em dois mundos : - " Orar em nosso favor é atrair a Força Divina para a restauração de nossas forças humanas , e orar a benefício dos outros , será sempre assegurar-lhes as melhores possibilidades de auto - reajustamento , compreendendo-se , que o amor consola , ameniza , levanta , recupera e redime. "
          Pela prece podemos :

          Louvar: - enaltecer Deus sobre todas as coisas - aceitá-lo como ser supremo,causa primária de tudo o que existe.

          Pedir : - é recorrer ao Pai em busca de equilíbrio, luz , força, paciência , coragem , confiança , fé , sabedoria , enfim , tudo que não contrarie a lei do amor.

          Agradecer : - é reconhecer todas as bençãos recebidas:a alegria , a fé , a esperança , a família , os amigos , a dádiva da vida , ......

          Mateus 26:39  - " Pai , se quiserdes, afasta de mim este cálice ,  e faça-se a tua vontade e não a minha ." 
          Assim não peçamos " milagres ou prodígios", mas tão somente forças para suportar aquilo que não está ao nosso alcance mudar , paciência , resignação , fé e coragem.

         " Orai e vigiai" ( Mateus 26:41 )

( escrito por Walkiria Orlandi Jorge )



Oração da manhã

  Senhor meu Deus , mais um dia está começando.
  Agradeço a vida que se renova para mim,
  Os trabalhos que me esperam , as alegrias e os pequenos dissabores que nunca faltam.
  Que tudo que eu viver hoje seja para me aproximar cada vez mais de Vós.
  Creio em Vós Senhor !
  Eu vos amo e tudo espero da tua bondade.
  Fazei de mim uma benção pra todos que eu encontrar
  Amém!!!!!   ( Família Cristã )



  

quarta-feira, 26 de outubro de 2016



Família: Primeira escola da vida
Quando estamos na espiritualidade, pedimos e aceitamos uma nova encarnação que é a única maneira de evoluir. Para cada nova encarnação é montada toda uma engrenagem: pai, mãe, irmãos, amigos, inimigos, parentes, vizinhos e principalmente nossa missão com todas as provas e ou expiações.
Reencarnamos na 1ª escola da vida que é a família. Nascemos no lar que necessitamos.
Lá encontramos os professores (nossos pais) e os alunos (irmãos e parentes). Nesse momento é muito importante o tempo para diálogos para que cada um expresse “quem é “, “ o que sente “ e “ o que quer “. O diálogo estimula o desenvolvimento e propicia segurança. A falta de diálogo transforma-se num silencio indiferente, acarretando problemas sérios de relacionamento.
Nosso caderno é a nossa consciência, com muitas folhas em branco, onde escrevemos nossa história.
Escrevemos com lápis e caneta que são nossas atitudes, ações e exemplos. Os problemas familiares surgem em razão das pessoas interpretarem o mesmo fato de maneiras diversas.
Quando erramos e nos arrependemos, podemos apagar com a borracha do perdão.
O recreio é sempre bem vindo onde exercitamos: a paciência, a caridade e a benevolência. Nessa escola está nossa grande oportunidade de vida.
Passar de ano, seria a morte. Se não conseguimos ser bem aplicados em alguma matéria - nosso rendimento for insuficiente - teremos uma nova encarnação. Ganhamos uma nova oportunidade. Como Deus não castiga , não reprova , voltou ao planeta Terra para repetir a lição não assimilada, tantas vezes quantas forem necessárias. Se formos aprovados integralmente, seremos recompensados com uma nova reencarnação num outro planeta mais evoluído. Precisamos lembrar que a Terra é um planeta de “Provas e expiações”, está passando por uma transformação. Terminada essa transição, ela será um planeta de “Regeneração”, onde o Amor prevalece.
Quando atravessamos as portas da morte, o espírito tem a consciência do tempo não aproveitado; das lições não aprendidas         e da missão não cumprida... vem o arrependimento.
Estamos unidos por causa do amor e só por ele vale a vida no lar.·.
“Se quer que seu filho se dê bem, gaste com ele o dobro do tempo e a metade do dinheiro.” ( Abigail V. Buren) . Não vamos nos  esquecer que nossos filhos são um “empréstimo” de Deus. Seremos cobrados por essa grande responsabilidade .


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Resumo - A Gênese

A Gênese – 1868

 Os milagres e as Predições Segundo o Espiritismo
A Ciência é chamada a constituir esse livro de acordo com as leis da Natureza. Para Deus o futuro e o passado são o presente.
Duas forças regem o Universo: o elemento material e o elemento espiritual; da ação simultânea desses dois elementos nascem os fenômenos especiais que são naturalmente inexplicáveis. Por exemplo: a água é formada por oxigênio e hidrogênio. Se fosse feito a abstração de um dos elementos, a água seria inexplicável.
No capítulo final, Os Tempos são Chegados, o Codificador alerta sobre o difícil período de transição que atravessamos, transmitindo-nos muita esperança e fé.
As provas materiais que o Espiritismo apresenta da existência da alma e vida futura, tendem a destruir outras ideias.
Princípios dessa doutrina:
1)     A pluralidade das existências;
 2) Em vez de “Fora da igreja não há salvação“, que alimenta a                 separação entre as diferentes seitas religiosas e que já fez correr tanto            sangue.  –  “Fora da caridade não há salvação“, isto é, a igualdade            entre os homens perante Deus, a tolerância e a liberdade.
3)  Em vez de “Fé cega“, que anula a liberdade de pensar
“Fé raciocinada“ que encara face a face a razão que é a base da                    inteligência, do raciocínio e do livre- arbítrio.


Resumo - O Céu e o Inferno

O Céu e o Inferno – 1865

Através da evocação dos espíritos das pessoas das mais diferentes classes sociais, crenças e condutas, demonstra como foi a chegada e a vivência espiritual destes seres após o seu desencarne.

 Está dividido em duas partes:
1)     Justiça divina  -  apresenta o exame das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual; sobre as penalidades, punições e recompensas após a morte (céu, inferno e purgatório); anjos e demônios.
2)   Jornada do espírito assim que ele deixa o plano terrestre – aborda, através de numerosos exemplos, a situação real tanto no processo de desencarnação quanto após o desencarne ( durante e depois da morte ).


Esse livro ajuda a esclarecer uma face da vida além-túmulo, de acordo com o mérito de cada um.

Pequena explicação sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Evangelho Segundo o Espiritismo    -1864 -

 Oferece explicações das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. Podemos dividir em 5 partes:
1)  Os atos comuns da vida do Cristo;
2)  Os milagres;
3)  As profecias;
4)  As palavras da Igreja;
5)  O ensino moral.

Foram reunidos nesta obra os trechos que podem constituir, um código de moral universal, sem distinção de cultos.
Conselhos sobre nossa conduta diária frente às dificuldades.

É o livro mais usado para se fazer o Evangelho no Lar.




Resumo - O Livro dos Médiuns

O Livro dos Médiuns – 1861

 A tese fundamental deste livro é a da existência do períspirito ou corpo energético dos Espíritos, elemento de ligação do espírito ao corpo. Essa ligação é o principio da mediunidade que é uma condição natural do homem.

Relata a teoria de todos os gêneros de manifestações:
 Os meios de comunicação com o mundo invisível;
 O desenvolvimento da mediunidade;
 As dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

É dividido em 2 partes :

1)    Noções preliminares
2)    Manifestações espíritas


É uma obra básica da Ciência espírita. Graças a esse livro o espiritismo firmou-se como Ciência Experimental.





Resumo - O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos  - 1857


  Esse livro trata dos princípios da Doutrina Espírita:
 A imortalidade da alma;
 As leis morais;
 A vida presente;
 A vida futura;
 O porvir da humanidade.


Na 1ª edição, ele continha 539 perguntas e resposta. Perguntas feitas por Allan Kardec e respostas de espíritos superiores através de 12 médiuns que não se conheciam. Esgotou rapidamente, já havia uma curiosidade sobre a nova doutrina.


A 2ª edição, revista e ampliada pelo próprio Allan Kardec, que por esses estudos recebeu o nome codificador, trouxe 1019 perguntas.


Homenagem a Allan Kardec

SEMANA ALLAN KARDEC
03 a 09 de Outubro

ALLAN  KARDEC
Nasceu em Lion na França no dia 03 de outubro de 1804 e foi registrado com o nome de Hippolyte Léon Dinizart Rivai.
Era dotado de notável inteligência e um estudioso da ciência e filosofia.
Em 1855 , o prof. Rivail tem notícias do fenômeno das mesas que giravam, saltavam e corriam. Ao assistir uma reunião onde ocorriam os fenômenos, ele se depara com manifestações inteligentes que estavam acima das explicações possíveis conhecidas, o que o levou a uma pesquisa para chegar à causa ou causas dos mesmos.
 Passa a observar e investigar esses fenômenos, insistindo na descoberta das causas (razão). Aplica a estes fenômenos o método experimental que já estava familiarizado na função de educador.
Grande transformação se opera na vida do prof. Rivail. Convencido de sua condição de espírito encarnado, adota um nome já usado em existências anteriores, no tempo dos Druidas: Allan Kardec.
Estabelece as bases da Codificação Espírita, em seu tríplice aspecto: Filosófico, Científico e Religioso.
 O Espiritismo surgiu apoiado na maturidade moral e cultural de Allan Kardec no papel de codificador, sob a assistência dos Espíritos Superiores, representados pelo Espírito da Verdade.
Com a máxima “Fora da caridade não há salvação“, procura ressaltar a igualdade entre os homens  perante Deus , a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.
 Allan Kardec era casado com Ametie Gabrielle Boudet.  Desencarnou em 31 de março de 1869 aos 65 anos de problemas coronários. ( aneurisma )
Livros Básicos de Iniciação DoutrináriaO que é o Espiritismo; Obras Póstumas; Revistas Espírita.
Obras Básicas da Codificação
1-      O livros dos Espíritos (abril de 1857) - obra referente a parte filosófica.
2-      O Livro dos Mediuns (janeiro de 1861) - parte experimental e científica.
3-      O Evangelho Segundo o Espiritismo (abril de 1864) -  parte moral.
4-      O Céu e o Inferno  ( agosto de 1865 ) Justiça de Deus.

5-      A Gênese (janeiro de 1868) - referente aos milagres e profecia.Ho