quinta-feira, 24 de novembro de 2016





A FÉ QUE NOS MOVE 


          Boa noite queridos irmãos, que a Paz e o Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo permaneça sobre nós. Que sua luz ilumine e aqueça nossa Fé. Essa palavra formada por duas letras e que traduz tantas coisas.
          O que é Fé ?         
          O que é ter Fé ?
          Nós temos Fé ?
          Até onde vai nossa Fé?
          Você já se fez essas perguntas ?
          Vou contar uma história para ilustrar o que estou dizendo. Desculpe se você conhece a história, mas sempre é bom recordar.
            
                História do Alpinista

          Certo alpinista tinha um grande objetivo, que era escalar uma determinada montanha sozinho. Sabia das dificuldades, para isso começou se  preparar com um certo tempo. Planejou tudo direitinho, se preparou muito. No dia estipulado, chegando na montanha aconteceu o que ele não esperava... muita neblina. Pensou ..., pensou.... e resolveu subir mesmo assim. Conforme ele foi subindo começou escurecer. Não via mais nada. Num determinado momento ele escorregou em uma pedra e começou cair muito rápido. Estava muito escuro, de repente como se uma mão o segurasse ele parou. Mentalmente ele pediu: - " Senhor me ajuda, me salva ... " Ouviu uma voz:
          - Você acredita que eu possa te salvar ?
          - Sim eu acredito.
          - Então corta a corda que está te segurando.
          O alpinista não conseguia ver nada. Estava muito escuro. Agarrou a corda com as duas mãos. Questionou muito a ordem que ele havia recebido.....
          No dia seguinte ele foi encontrado morto, congelado, segurando a corda com as duas mãos a dois metros do chão.
          O que ocasionou a falta de Fé daquele alpinista ?

          Ter Fé é acreditar..... É crer...
          Ter Fé é ser fiel à nossa crença. É ter fidelidade.

          Vamos pensar :

          Todos nós acreditamos... cremos... que os ensinamentos de jesus, praticados no dia-a-dia , nos transforma em pessoas melhores. Não é mesmo! Pois bem, se não formos fieis a essa crença, se não vestirmos a camisa e lutarmos por essa causa em nosso dia-a-dia, não adianta só crer e acreditar.
          Se eu comprar uma máquina de lavar roupa com um  motor potente, forte para me ajudar, mas se eu não ligar a máquina, nada vai acontecer, o que adiante tê-la?
          Se tenho em casa um cômodo escuro,puxo um fio de energia, instalo uma lâmpada, mas se eu não apertar o botão no interruptor, não adianta o quarto continua no escuro.

          A Fé precisa de obra, de ação, de atitude. Senão não tem valor.
          Precisamos cortar a corda, ligar a máquina, apertar o botão no interruptor....

          Na hora das dificuldades, das provações, se não tenho a verdadeira Fé, me desespero, e aí chega alguém e diz : 
          - Olha , ali tem um lugar que pode resolver seu problema.
          Eu acredito, creio e vou até o lugar indicado. Chegando lá, vejo que não resolveu como eu esperava, aí volto...... Escuto na TV, num determinado programa, um convite que minha vida será modificada se eu for até lá. Eu acredito, creio e vou até o lugar determinado. Vejo que também não é bem assim. Voltando para casa vejo um cartaz colado num poste onde está escrito :          Resolvemos seu problema em 24 horas. Eu acredito, creio e novamente me decepciono.... e assim vou pulando de galho em galho e o desespero aumentando ao ponto de fazer uma escolha errada. Não temos tempo para escolhas erradas.

          Sei que a Fé não tem o poder de retirar os meus problemas, as minhas dificuldades, pois são ensinamentos e eu preciso deles para evoluir. Se não formos desafiados não crescemos.

         Se tiver Fé, diante das provações, das dificuldades.... vamos chorar? Sim. Vamos sofrer ? Sim . Vamos, muitas vezes pensar em desistir? Sim, as vezes passa pela nossa cabeça. Mas, não podemos desistir, Deus não pode se frustrar em nenhum de nós. Deus não pode se arrepender de nos ter criado. Podemos dar a Ele muito trabalho, como de fato damos.
         Sabe porque Ele não se arrepende, não se frustra conosco ? Por dois motivos : Ele é a perfeição e nos criou a sua imagem e semelhança, Ele confia em nós.

         A Fé tem o poder de dar Esperança, por isso elas caminham juntas.

         A verdadeira Fé é aquela que remove montanhas.....quais montanhas ele remove? As montanhas que trazemos dentro de nós : o egoismo , o orgulho, a vaidade, a inveja, o ciúmes, a ira, a maledicência, etc...etc...Como remover essas montanhas ? Num trabalho constante de auto conhecimento - a Reforma Íntima, ( a finalidade do espírito é a sua evolução pelo resgate dos seus erros).

          Para ajudar o próximo devemos olhar para o lado, mas para ter Fé  temos que olhar pra cima.

          O que estamos fazendo hoje , aqui, é ótimo.... estamos orando, meditando, refletindo, vibrando em conjunto.Mas precisamos, também , orar sozinhos. Ter esse momento íntimo com Deus. Expor nossas aflições, angustias,e necessidades. Até Jesus orava sozinho. A nossa Fé cresce mais forte a partir da reflexão, da sinceridade, do nosso relacionamento com Deus. 

          A Fé é inata, todos nós nascemos com o germe da Fé e ela é desenvolvida através dos nossos sofrimentos, diante das nossas provas diárias.

          Devemos ter Fé para conosco, se Deus nos confiou um trabalho, é porque temos condições, capacidade para tal, mas muito importante.... devemos ter humildade, estar sempre vigilantes, olhando o nosso caminhar para que não nos deviemos.

          O espiritismo nos ensina que devemos ter uma Fé raciocinada, devemos usar a razão, devemos saber o porquê acreditamos. Não tenha medo de confrontar sua Fé só assim ela será verdadeira. 

          O que ocasionou a falta de Fé daquele alpinista ? Foi a falta de visão, ele precisava da luz do Sol. Se o Sol estivesse brilhando ele perceberia que cortando a corda ele estaria salvo. Quando a Fé não é raciocinada ela oscila. Quando iluminamos a Fé com a luz da razão, ela torna-se tão forte, firme que nada, nem ninguém a poderá balançar.

          A Fé não é uma ilusão !

          A Fé é a força que nos move à Felicidade !

         Que Deus nos fortaleça na nossa caminhada !

( Palestra proferida por Walkiria Orlandi Jorge, no XI Retiro Espiritual do " Núcleo Espírita Esperança de Vida " )








Nenhum comentário:

Postar um comentário